A criminalidade toma conta da cidade
Então eu estava assistindo uma TV educativa qualquer. Veja bem, era uma TV educativa. Presume-se que ela deveria educar as pessoas.
Aí aparece um sujeito fazendo uma enquete nas ruas: "Você acha que negros cometem mais crimes do que brancos?". A pergunta era estúpida, assim mesmo. Mas tudo bem, eu venci o impulso de trocar de canal imediatamente para ver até onde ia aquilo. As pessoas foram respondendo, e coisa e tal.
No final, o apresentador tira uma estatística mandrake da cartola e mostra que a população carcerária no Brasil tem 56% de brancos e apenas 43% de negros. Ah, bem. Então os brancos cometem mais crimes, né?
Oh, mas o sujeito esqueceu de levar algumas coisas em conta. Tirando o fato de que ser branco ou preto é algo meio subjetivo, ele non percebe que, proporcionalmente à quantidade de negros e brancos, aqueles cometem mais crimes do que estes. Isso aí ele non disse.
Que não pensem que há algo de racista nesse análise, por favor. Racismo é dar uma vaga na faculdade pra alguém só porque ele é moreninho. É simples: os negros se concentram nas classes de menor renda, assim como a criminalidade. Natural que, porporcionalmente, eles estejam mais sujeitos a ir para a cadeia.
Mas isso é um assunto sério demais. Melhor esquecer disso e voltar ao que eu estava fazendo: nada.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home